03 agosto, 2007

PRIMEIRA SESSÃO - 300

Quem assistiu ao filme Sin City, a cidade do pecado, dirigido por Robert Rodriguez e Frank Miller, baseado na graphic novels deste, e se surpreendeu, certamente irá gostar do novo, violento e sanguinolento, 300, inspirado na obra de Miller e Lynn Varley, com direção de Zack Snyder que estreou no cinema, dirigindo Madrugada dos Mortos, refilmagem do clássico de terror de George Romero.

Snyder, fã confesso de quadrinhos, fez questão de manter a fidelidade à obra de Frank Miller, inclusive utilizando muitos diálogos originais. Para reproduzir a Grécia Antiga, o cineasta contou com a mais alta tecnologia computadorizada, gravou todas as cenas em estúdio e telas azuis e verdes, para que os cenários fossem acrescentados na pós-produção, o que exigiu muita concentração dos atores, isso sem falar na preparação quase espartana dos atores para que seus corpos trabalhados e fossem mostrados na tela como os Espartanos reais. 300, estrelado por Gerard Butler, como Leônidas, rei de Esparta, deixa filmes similares como Tróia, de Wolfgang Petersen, Alexandre, de Oliver Stone e até mesmo, o oscarizado, Gladiador, de Ridley Scott, no chinelo.

O enredo, tanto da graphic novels quanto do longa-metragem 300, é baseado em fatos históricos ocorridos no ano 480 a.C, quando o rei de Esparta, Leônidas, reuniu um pequeno exército de trezentos homens para enfrentar os invasores Persas, liderado por Xerxes, (vivido no filme por um quase irreconhecível Rodrigo Santoro). Os Espartanos enfrentaram constantes e cada vez mais violentos ataques dos Persas, que haviam subjugado violentamente cidades como Trácia, Macedônia e Tessália . A batalha ficou conhecida como A Batalha dos Termópilas, que foi imortalizada por historiadores, escritores, poetas e agora em nova versão para o cinema, pois a mesma história havia sido levada às telas pela primeira vez em 1962, dirigida Rude Mate e estrelada por Richard Egan. (disponível em dvd pela Classicline).

300 exibe cenas violentas do começo ao fim. O cineasta Zack Snyder encheu sua versão com efeitos especiais incríveis, que traduzem perfeitamente em imagens impregnadas de som, fúria, batalhas, sangue e sexo, regados a muito rock roll na trilha sonora. Isso sem esquecer de mencionar, roteiro bem escrito, bons diálogos, repletos de ironia, e claro, filosofia, porém sem muita pose. Trocando em miúdos: 300 é uma experiência visual fascinante.

Nos quadrinhos, a trama é centrada apenas na batalha entre os Espartanos e Persas, mas para o filme, Snyder optou por acrescentar uma trama paralela envolvendo a rainha Grogo. Enquanto Leônidas e seus 300 lutam para barrar o exército gigante comandado por Xerxes, Grogo tenta convencer o Conselho de Esparta a enviar seu exército para ajudar o rei Leônidas.

ASSISTA AO TRAILER 01 DE 300



ASSISTA AO TRAILER 02 DE 300

Nenhum comentário: