21 julho, 2007

TRAILER

Foto - As meninas da PONTUAL, Thais, Gercileuda e Carla, sempre a postos para atender e informar sobre os melhores filmes para a sua diversão e de sua família. Tem ainda o Lúcio, que ficou fora da foto.

Enquanto não estréia o quarto longa-metragem da série Duro de Matar estrelada por Bruce Willis, os dvdmaníacos podem locar na Locadora PONTUAL vários filmes protagonizados pelo ator lançados em dvd. Entre eles, indicamos dois esta semana: REFÉM e 16 QUADRAS, dirigido por Richard Donner (Teoria da conspiração, Assassinos, Máquina Mortífera) um cineasta especialista em filmes com muita ação.

Se você gosta de filmes de ação com algo a mais na trama então nada melhor que O PLANO PERFEITO, do consagrado e polêmico diretor Spike Lee (Faça a coisa certa, Irmãos de sangue, Verão de Sam) que mais uma vez trabalha com Denzel Washington.

Para aqueles que apreciam um filme com muita ação do começo ao fim mesmo com uma premissa absurda, recheado de clichês que misturam gêneros como policial, terror e cinema catástrofe então você não pode perder o “trash movie” SERPENTES À BORDO, protagonizado por Samuel L. Jackson (Shaft, Fora de controle, Violão de conduta).

Mas se o caro leitor estiver afim de um ótimo suspense, de uma história bem contada, cheia de reviravoltas e um final surpreendente, então a dica é O ILUSIONISTA que traz no elenco nomes como Edward Norton, Paul Giamatti e Jessica Biel.
PRIMEIRA SESSÃO – REFÉM

Jeff Talley (Bruce Willis) abandona seu trabalho como policial em Los Angeles depois de uma ação que terminou em tragédia. Passado um ano, Jeff está trabalhando numa pacata cidade como delegado. Mas o sossego é interrompido quando três adolescentes invadem uma casa e fazem à família de refém. Uma policial chega ao local para verificar e acaba sendo morta. A casa pertence a Walter Smith, contador que possui evidências que podem prejudicar um chefe do crime organizado. O filho mais novo de Smith,percebendo o que está acontecendo, liga o alarme silencioso e a policia cerca o local.

Impossibilitados de entrar na casa para pegar o dvd, os bandidos partem para o ataque seqüestrando a mulher e a filha de Jeff, que tem como missão recuperar o dvd onde está gravado as informações que o mafioso precisa destruir. Mas se Jeff interferir na ação dos falsos agentes, sua família pode morrer. No entanto os filhos de Walter Smith também estão em perigo. A partir daí o filme de ação e suspense ganha um ingrediente a mais – o drama, que mantêm o espectador de olho na trama até sua explosiva e surpreendente conclusão.

Na direção de REFÉM um nome pouco conhecido, Florent Siri que conseguiu reunir um bom elenco de apoio. Além de Bruce Willis como Jeff Talley, o filme conta ainda com Kevin Pollack como Walter Smith. Pollack é conhecido do público pela sua participação em filmes como O Fim dos dias, Os Suspeitos entre outros. Uma curiosidade: A atriz que interpreta Amanda Talley, filha de Jeff, na vida real é filha de Bruce Willis, Rumer Willis.
SEGUNDA SESSÃO - 16 QUADRAS

Entre REFÉM e o recente XEQUE-MATE, Bruce Willis protagonizou mais um filme policial – 16 QUADRAS dirigido por Richard Donner. A trama gira em torno de um policial, Jack Mosley (Willis), desiludido com a profissão e totalmente apático que poucos minutos antes de sair de seu plantão, recebe a missão de escoltar um prisioneiro até o tribunal para depor. São 16 quadras até o tribunal e Eddie Bunker (Mos Def) precisa estar lá até as 10h00.

Mas existem complicações. No caminho, Jack pára para tomar um drinque deixando Bunker algemado no carro. Neste momento a testemunha sofre um atentado, mas o policial entra em ação e o salva. Mosley não imagina que seus problemas estão apenas começando.

Bunker iria testemunhar contra policiais corruptos e estes tentam matá-lo com a conivência de Jack. Porém o policial veterano resolve interferir ficando contra seus colegas que farão tudo para silenciar Bunker. A partir deste momento os dois se unem para tentar chegar vivos ao tribunal. Porém até que eles cheguem lá a salvo terão de enfrentar muitos perigos.

16 QUADRAS, tem tudo para agradar os fãs de filmes do gênero policial. Muita ação de tirar o fôlego nesta superprodução dirigida por Richard Donner que imprime sua marca pessoal neste filme explosivo que conta ainda com presença de David Morse que interpreta um policial corrupto, ex-parceiro de Mosley, que o persegue durante todo o filme.


ASSISTA AO TRAILER DE 16 QUADRAS

TERCEIRA SESSÃO - O PLANO PERFEITO

Dirigido por Spike Lee – O PLANO PERFEITO tem todos os ingredientes para agradar o público. O roteiro bem escrito e inteligente que prende a atenção até o último minuto; o filme é protagonizado por Denzel Washington. Ator que dispensa apresentações. E a direção de Spike Lee que consegue oferecer algo mais que tiros e correrias que geralmente pontuam filmes do gênero.

Quatro pessoas vestidas com uniforme de pintor entram no banco Manhathan Trust e em poucos minutos controlam o local para realizar um assalto. Um policial estranha a fumaça que sai pela porta do banco e pede reforço. Claro que o local fica logo repleto de policiais, jornalistas e curiosos. Os detetives Keith Frazier (Washington) e Bill Mitchell (Chiwetel Ejiofor) são designados e que têm como missão fazer contato com o líder dos assaltantes, Dalton Russell (Clive Owen).

Os detetives contam com o auxílio do capitão John Darius (Willem Dafoe) para que a situação seja resolvida o mais rápido possível e sem vítimas fatais. Porém Russell não um simples ladrão. Ele é frio e inteligente e sempre parece estar um passo à frente das ações da polícia. O que leva aos superiores de Frazier a duvidarem de sua competência para resolver o caso. Então entra em cena a poderosa Madeleine White (Jodie Foster), a serviço do dono do banco, vivido pelo veterano Christopher Plummer (A noviça rebelde). Mas Frazier resolve tomar uma atitude para salvar o dia. No entanto nada é o que parece neste filme cheio de surpresas.

O PLANO PERFEITO é aquele tipo de filme que está cada dia mais raro em Hollywood, ou seja, um filme de ação inteligente que tenha a capacidade de prender a atenção do espectador do começo ao fim. Absolutamente imperdível.


ASSISTA AO TRAILER DE O PLANO PERFEITO

QUARTA SESSÃO - SERPENTES À BORDO

O sucesso de SERPENTES À BORDO é equivalente ao que aconteceu com BRUXA DE BLAIR. Em ambos os casos a internet contribuiu para o marketing que garantiu o sucesso dessas produções.

SERPENTES À BORDO, dirigido por David R. Ellis e estrelado pelo ator “pau pra toda obra”, Samuel L. Jackson, é um daqueles produtos que se enquadram perfeitamente na categoria “trash movie” que tanto agrada ao público sedento por muito sangue e mortes horríveis.

Nesta produção que mistura trama de filme policial, terror e cinema catástrofe, os vilões são centenas de serpentes colocadas num avião. Tudo por causa de Kevin Jones, um rapaz que teve o azar de presenciar o assassinato de promotor público por um chefão do crime organizado do Hawaii. Kevin é convencido pelo agente do FBI Nelville Flynn, vivido por Samuel L. Jackson, (que dá uma aula de como ser canastrão mesmo sendo um ótimo ator) a se tornar testemunha-chave no que promete ser o julgamento do ano, ele é escoltado por avião até Los Angeles em um vôo de passageiros, sob a supervisão do agente Nelville.

Mas a máfia tem informantes em todos os lugares e contrata um assassino profissional para impedir que o garoto chegue ao seu destino. Surpreendentemente, o matador vai usar outras armas para dar fim a vida de Kevin. SERPENTES À BORDO é pura ação e adrenalina em altíssima voltagem. Um prato cheio para os fãs do gênero.


ASSISTA AO TRAILER DE SERPENTES À BORDO

QUINTA SESSÃO - O ILUSIONISTA

Hollywood é cheia de coincidências cinematográficas. Vide produções como ARMAGEDON e IMPACTO PROFUNDO; VULCANO e INFERNO DE DANTE; e agora O GRANDE TRUQUE, superprodução dirigida por Christopher Nolan (Amnésia, Insônia) tendo no elenco Hugh Jackman (X-Men – O Confronto Final, Van Helsing) e Christian Bale (Batman begins, Psicopata americano) e O ILUSIONISTA, com roteiro e direção de Neil Burger e estrelado por Edward Norton (A Cartada final, A outra história americana), Paul Giamatti (A Dama na água, e a refilmagem de O Planeta dos macacos), Jéssica Biel (Blade Trinity, e a refilmagem de O massacre da serra elétrica), Rufus Sewell (A Lenda do Zorro, Cidade das sombras).

Estes dois últimos tratando do mesmo tema – o mundo da mágica. Enquanto O GRANDE TRUQUE é um muito bem realizado, com efeitos especiais e elenco estelar, O ILUSIONISTA tem no ótimo roteiro e na atuação de seus protagonistas seus maiores trunfos para cativar o público.

Edward Norton é o enigmático ilusionista, Eisenheim que no começo do século XX faz apresentações em Viena. Seus shows fazem sucesso e até a família real reconhece seu talento. No entanto, o príncipe Leopoldo (Rufus Sewell) se sente incomodado com seus truques e decide desmascará-lo. Neste ponto o caminho de Eisenheim se cruza com a da bela duquesa Sophie Von Teschen, noiva do herdeiro do trono.

Enquanto a paixão secreta de Sophie e Eisenheim refloresce, pois eles se conhecem desde criança quando foram impedidos de viver seu amor por causa de diferenças sociais, o ciúme do príncipe chega ao máximo, e ele convoca o inspetor Uhl (vivido pelo ótimo Paul Giamatti, como sempre competente) para acabar com o mágico.

Durante uma apresentação com a presença do príncipe herdeiro e de sua noiva, Eisenheim a escolhe para participar de um número e então ao ouvir seu nome, ele percebe que está ali o seu grande amor de infância. Depois de uma discussão com Leopoldo, a bela Sophie resolve assumir seu romance, mas o príncipe-herdeiro a persegue com sua espada em punho. Quando Sophie é encontrada morta, Eisenheim começa a realizar exibições onde invoca espíritos e isso provoca grande agitação em seu público fiel que busca saber como o Ilusionista faz suas mágicas. Mas o público, apesar de Eisenheim explicar que tudo não passa de um truque, acredita que ele tem poderes sobrenaturais. Eisenheim decide usar seus poderes para revelar a verdade e prepara a última cartada, seu inesquecível “gran finale”.

Até os momentos finais de O ILUSIONISTA, que tem roteiro do próprio Neil Burger, baseado no conto “Eisenheim, o ilusionista”, de Steven Millhause, consegue manter o interesse do espectador. Além do elenco talentoso, destacamos a trilha sonora composta por Philiph Glass que pontua toda a trama.
Esperamos que vocês tenham gostado das nossas indicações para este final de semana. Então boa diversão e até a próxima semana. Um forte abraço e até lá.

Humberto Oliveira


ASSISTA AO TRAILER DE O ILUSIONISTA

16 julho, 2007

Trazemos hoje mais duas dicas de dvds que o caro internauta poderá encontrar na Locadora Pontual que disponibiliza estes dois horripilantes lançamentos - HANNIBAL, A ORIGEM DO MAL, produção que mostra a infância e juventude do famos Dr. Hannibal Lecter, o Canibal e JOGOS MORTAIS 3, que encerra esta cine série regada a muito sangue e sadismo.

A JUVENTUDE DO DOUTOR CANIBAL É O TEMA DE HANNIBAL – A ORIGEM DO MAL

Há 16 anos fomos apresentados ao canibal Hannibal Lecter, criação do escritor Thomas Harris, e interpretado por Anthony Hopkins dirigido por Jonathan Demme em Silêncio dos Inocentes (1991), cuja atuação daria a Hopkins o Oscar de Melhor Ator. O filme ganharia mais quatro Oscar (Filme, diretor, atriz para Jodie Foster e roteiro), mas Hannibal já havia assustado as platéias cinco anos antes na pele do ator Brian Cox na primeira versão de Dragão Vermelho (1986) dirigido por Michael Mann. A interpretação de Cox impressiona, mas a de Hopkins é realmente assustadora em todos os sentidos.

Em 2002 o longa-metragem Dragão Vermelho foi refilmado por Brett Hatner (A Hora do Rush 1 e 2, X-Men 3 – O Confronto Final) desta vez com ninguém menos que Anthony Hopkins neste filme que mostra os acontecimentos anteriores a Silêncio dos Inocentes. Mas antes Hopkins encarnaria o Canibal na produção dirigida por Ridley Scott no irregular Hannibal (2001) com Juliane Moore substituindo Jodie Foster no papel da agente Clarice Sterling.

Agora Lecter está de volta em Hannibal – A Origem do mal (2007) dirigido por Peter Webber (Moça com brinco de pérola) com roteiro de Thomas Harris, autor também dos livros anteriores adaptados para o cinema. Como entrega o título, o filme mostra a juventude de Hannibal Lecter, vivido pelo inexpressivo Gaspard Ulliel (Eterno amor) e como ele se transformou no psicopata Canibal.

Apesar do esforço, o diretor Peter Webber não consegue manter um suspense à altura dos outros filmes da série. O ator escalado para interpretar a versão jovem de Hannibal, o citado Gaspard Ulliel não tem o carisma dos colegas Hopkins ou Brian Cox, e se contenta em usar um sotaque ridículo, fazendo caras e bocas quando sadicamente tortura e mata seus algozes um a um. No entanto o grande erro de Hannibal – A origem do mal é tentar justificar as atrocidades cometidas pelo protagonista que teve uma infância marcada pelas agruras da guerra, os pais e a irmã assassinados. Mesmo assim fica difícil o público se identificar ou torcer por um personagem absolutamente mal, mesmo que sua intenção seja vingar a morte da irmã. Então, porque depois de completada sua vingança, Hannibal Lecter não pára de matar? Claro que sem isso os outros filmes sobre o personagem não existiriam.

Este Hannibal – A origem do mal, apesar de ser o mais fraco das produções sobre Hannibal Lecter, o filme merece uma conferida. Você pode aproveitar para ver ou rever Silêncio dos Inocentes, Hannibal e Dragão Vermelho, a segunda versão, os três disponíveis em dvd na Locadora Pontual. O Dragão Vermelho original está disponível, por enquanto apenas em vhs.

LANÇADO EM DVD, JOGOS MORTAIS III ENCERRA TRILOGIA SEM O BRILHO ORIGINAL

A segunda dica de hoje é também mais um filme que tem como protagonista um psicótico à altura de Hannibal Lecter, mas sem a mesma elegância e sutileza. Trata-se de Jogos Mortais 3 que é certamente o mais intenso desta trilogia de terror estilo muito sangue, tripas e pouca história, mas que agrada aos fãs do gênero. O maníaco Jigsaw está de volta e não está para brincadeiras, mas com o perdão do trocadilho, para jogos sangrentos.

O banho de sangue desta vez está sob o comando do diretor Darren Lynn Bousman que traz de volta à cena Tobin Bell como Jigsaw e sua partner vivida por Shawwes Smith para este violento e perturbador capítulo que encerra mais uma “trilogia” do cinema. Pelo menos por enquanto. Afinal de contas à imaginação dos roteiristas e a ilimitada ganância dos produtores certamente podem garantir mais mortes violentas, sangue aos litros e armadilhas dilacerantes num quarto ou quinto filme da série.

Quem sabe como aconteceu com outro psicopata do cinema: Hannibal Lecter, o diabólico Jigsaw tenha sua juventude mostrada assim como a origem de seus jogos mortais. Afinal de contas está na moda em Hollywood este novo filão que pode render uns dólares a mais aos cofres dos produtores.

Se você tem estômago forte então às duas dicas acima são um prato cheio para o seu final de semana. Na dúvida você pode locar dvds de outros gêneros como A Fonte da Vida com Hugh Jackman e Raquel Weiss que atravessam o tempo e o espaço para perpetuar seu amor, Letra e música, com Drew Barrymore e Hugh Grant numa comédia romântica que conquistou o público, ou ainda – a comédia de humor negro, Obrigado por fumar e o documentário Quem matou o carro elétrico?.

Aproveite a promoção que a Pontual faz todas as terças-feiras e pague apenas R$ 4,00 na locação. Então boa diversão e até a próxima semana. Um forte abraço e até lá.



Humberto Oliveira


ASSISTA AO TRAILER DE HANNIBAL, A ORIGEM DO MAL