30 janeiro, 2007


Os Infiltrados (The Departed, 2006)

Esta terceira parceria entre o cineasta Martin Scorsese e o astro Leonardo Di Caprio, pode finalmente render um Oscar de Melhor diretor para Scorsese que vem sendo preterido ano após ano pela Academia.

No entanto, esta premiação pode estar ameaçada de não acontecer por três motivos – Cartas de Iwo Jima, dirigido por Clint Eastwood, que disputa cabeça a cabeça com o filme de Scorsese. Lembramos que O Aviador de Scorsese perdeu para Menina de Ouro de Eastwood e mesmo que digam que um raio não cai duas vezes no mesmo lugar, tudo pode acontecer.

Outro problema pode ser também o longa-metragem Babel, estrelado por Brad Pitt e que está fazendo relativo sucesso apesar de algumas críticas negativas quanto à confusão do roteiro que recheou o filme com inúmeras idas e vindas graças às histórias paralelas e o pior problema de todos consiste no fato de Os Infiltrados ser uma refilmagem baseada numa trilogia vinda da China intitulada Conflitos internos (2002/2003). Como um amigo falou que achava estranho que Scorsese, que merecia ter ganho Oscar por filmes como Táxi Driver, Touro Indomável e Os Bons Companheiros, venha a ganhar exatamente por uma refilmagem. Mas resta agora apenas esperarmos a entrega dos prêmios. Boa sorte para Martin Scorsese.

Depois de Gangues de Nova York e O Aviador, Di Caprio retorna sob a batuta de Scorsese neste Os Infiltrados, que traz ainda Jack Nicholson como um violento chefão mafioso de Boston chamado Frank Costello que o departamento de polícia de Boston está investigando e quer acabar com seu reinado de crimes. Para tanto, Billy Costigan, vivido por Di Caprio, é o policial disfarçado que recebe a missão de se infiltrar na quadrilha e assim reunir provas contra o chefão, mas ao mesmo tempo Costello, que desconfia que a polícia enviou alguém para espioná-lo, toma o mesmo caminho e consegue que um dos seus protegidos faça parte da equipe que o investiga. A partir de então o filme se transforma num jogo de gato e rato mostrando cada um dos espiões – Di Caprio para a polícia e Matt Damon para Costello – óbvio que tudo isso não pode acabar bem de forma algum para nenhum dos lados.

Ainda no elenco, Martin Sheen, Alec Baldwin e Mark Wahlberg. Na equipe técnica do filme Scorsese se cercou dos colaboradores de sempre como o diretor de fotografia Michael Ballhaus e a montadora Thelma Schoonmaker.

Os Infiltrados apesar de ter recebido algumas indicações para o Oscar passou longe de ser exibido nos cinemas de Porto Velho e mais uma vez ficamos a ver navios, pois o exibidor fez questão de trazer nulidades como Xuxa gêmeas, que infelizmente não serve de consolo nem para os "baixinhos".
Humberto Oliveira

Nenhum comentário: