30 janeiro, 2007

O MAIOR ESPETÁCULO DA TERRA AGORA EM DVD

A partir de 13 de fevereiro os cinéfilos chegados a um grande espetáculo, repleto de cores, elenco de estrelas e tendo na direção ninguém menos que um obcecado pela perfeição nos mínimos detalhes, terão seu desejo realizado. Chega finalmente em dvd o clássico O maior espetáculo da terra (The Greatest Show on Earth) dirigido em 1952 pelo megalômano Cecil B. De Mille, a dois passos de realizar ainda um projeto ainda maior – Os Dez Mandamentos, que seria então o seu último filme.

Muitos disseram que o principal mérito do filme é a grandiosidade com que Cecil B. DeMille retrata o empreendimento circense, definido nas palavras do próprio realizador como "um incansável gigante em movimento". Mas o filme é bem mais que isso. O maior espetáculo da terra é um misto de show de circo, recheado de dramas pessoais que tem como pano de fundo o dia a dia daqueles que trabalham sob a lona de um circo, no caso um de verdade que o diretor e sua equipe acompanharam durante um ano para captar a realidade daquelas pessoas, seu esforço, seus sonhos, tristezas, vitórias, mas acima de tudo seu companheirismo em momentos de tragédia.

O elenco inclui nomes como Betty Hutton, Cornel Wilde, Charlton Heston (que interpretaria ninguém menos que Moises em Os Dez Mandamentos), Dorothy Lamour, Gloria Grahame e James Stewart que passa o filme inteiro com o rosto pintado sendo revelado apenas no final do filme o porquê do disfarce.

Charlton Heston faz Brad Braden, o chefe com serragem nas veias, que mantém a qualquer custo o circo Ringling Brothers and Barnum & Bailey em pé. Cornel Wilde é o Grande Sebastian, um lendário trapezista que se rivaliza com Braden pela conquista de Holly (Betty Hutton). Ao lado do trio protagonista contracena uma dupla mais sombria: o palhaço Butons (James Stewart), ex-médico procurado pelo assassinato da mulher, e Klau (Lyle Bettger), um domador de elefantes sádico. Todos vivem momentos de apreensão e euforia, erguendo e reerguendo o espetáculo em cada cidade; porque chova ou faça sol, o show deve continuar.
Humberto Oliveira

Nenhum comentário: