21 março, 2007


Vadico, o parceiro perfeito de Noel


Parceiros, Noel teve muitos. Truculentos como o pugilista Kid Pepe, geniais como Cartola e João de Barro, chegados na malandragem como Ismael Silva e Heitor dos Prazeres, poetas como Orestes Barbosa e Lamartine Babo. E outros de diferentes estilos. Mas o que mais casou com os versos, o humor e o talento do Poeta da Vila foi o paulista Osvaldo Gogliano, ou simplesmente Vadico.

Noel conheceu Vadico em 1932. O encontro aconteceu nos estúdios da gravadora Odeon. Por sugestão do maestro Eduardo Souto, Noel ouviu uma das melodias de Vadico. Dois dias depois, estava pronto um dos maiores clássicos da música popular brasileira, o samba Feitio de Oração, e nascia a parceria mais perfeita da carreira de Noel Rosa. E, naturalmente, de Vadico também.

Além de Feitiço da Vila, eles foram parceiros em Conversa de botequim, Pra que mentir?, Quantos beijos, Só pode ser você, Cem mil réis, Tarzan, o filho do Alfaiate.

E assim, o italiano, paulista do Brás, acabou por se tornar no parceiro que mais se entrosou com o samba carioquíssimo de Noel Rosa. A inspiração do piano de Osvaldo Gogliano era o contraponto ideal para a poesia de Noel.
Humberto Oliveira

Nenhum comentário: