O ALMANAQUE começa a semana com três dicas de dvds para você que acessou nosso blog. O primeiro é a refilmagem ASSALTO A 13ª DP. A segunda dica é XEQUE-MATE, filme com muita ação e com grande elenco. E ainda BABEL, com Brad Pitt e Cate Blanchet. Confira.
ASSALTO A 13ª DP - UM TURBILHÃO DE VIOLÊNCIA
Em 1977 John Carpenter realizou seu segundo filme, ASSALTO A 13ª DP, tendo como base o western RIO BRAVO (Onde começa o inferno), de Howard Hawks. Quase trinta anos depois o filme ganhou uma refilmagem dirigida pelo cineasta francês Jean François Richet e estrelado por Ethan Hawke e Laurence Fishburne.
A 13ª Delegacia de Policia está prestes a ser desativada, É noite de ano novo quando o sargento Jake Roenick (Ethan Hawke), um velho policial que vai se aposentar, Jasper (Brian Dennehy) e a secretária Íris (Drea De Marco) recebem a chegada de quatro presos, entre eles um conhecido gangster chamado Marion Bishop (Laurence Fishburne).
Os presos estavam sendo transferidos, mas com a nevasca forte, os policiais do ônibus que transporta os prisioneiros recebem ordem para passarem à noite na delegacia. Na verdade tudo não passa de uma armação para um acerto de contas entre Bishop e um policial corrupto, Marcus Duvall, seu ex-parceiro em negociatas e que envia um grupo de policias para matar o gangster e a todos que estiverem na delegacia.
Tão ou mais violento que o filme original, este ASSALTO A 13ª DP, apesar de esquemático e previsível, tem nas cenas de ação o seu ponto mais forte e com certeza irá agradar aos fãs de filmes policiais com tiroteios, explosões, mortes e algumas reviravoltas.
Apesar de contar no elenco com nomes como Ethan Hawke (Gattaca); Laurence Fishburne (A Caçada, Matrix); Gabriel Byrne (Os Suspeitos), Brian Dennehy (F/X, Assassinato sem morte); Maria Bello (Marcas da Violência) e John Leguizano (A Rocha) – o roteiro de ASSALTO A 13ª DP, escrito por James De Marco, não tem nenhuma preocupação de aprofundar os personagens, indo direto ao que realmente interessa, ou seja, a ação.
XEQUE-MATE É O NOVO FILME DO CINEASTA PAUL MCGUIGAN
Segundo alguns críticos, XEQUE-MATE, dirigido por Paul McGuigan (Os Gângsteres) é “uma mistura de OS SUSPEITOS com TEMPO DE VIOLÊNCIA”. Colocando de lado as comparações, XEQUE-MATE é um filme de ritmo acelerado que prende a atenção do espectador do início ao fim, graças a um roteiro que soma inteligência, humor negro, diálogos afiados e uma trama onde nada é o que parece.
XEQUE-MATE é um quebra cabeças envolvendo um jovem confundido com um devedor, Slevin Kelevra (Josh Hartnett, surpreendente); os gangsteres - O Chefe (Morgan Freeman) e O Rabino (Sir Ben Kingsley); um assassino infalível chamado Goodkat (Bruce Wills) e Lindsey (Lucy Liu), que se envolve com Slevin.
O diretor Paul McGuigan conseguiu reunir um elenco de peso em sua segunda incursão atrás das câmeras com destaque para Morgan Freeman e Ben Kingsley, sempre competentes em suas atuações assim como Josh Hartner, que surpreende com sua interpretação despreocupada e bem humorada. Quanto a Bruce Willis, apesar de seu jeito sempre “cool” de atuar, deve agradar como um frio assassino de aluguel. Aliás, Wills não pára de fazer personagens desse tipo como nos filmes – Refém e 16 Quadras.
FALTA DE COMUNICAÇÃO ENTRE AS PESSOAS É O TEMA DE BABEL
Terceiro filme da trilogia do aclamado diretor Alejandro Gonzalez Iñarritu (Amores brutos, 21 gramas), BABEL tem como tema principal a falta de comunicação entre as pessoas. O filme se passa em quatro países – Marrocos, México, Japão e Estados Unidos, - e falado em pelo menos seis idiomas. Ambiciosa e porque não dizer, pretensiosa produção que tenta traçar um painel sobre a dificuldade de comunicação e contato e a desumanização das relações entre as pessoas no mundo moderno e globalizado.
Casal de americanos, Richard (Brad Pitt), Susan (Cate Blanchett) passando por crise conjugal por causa da morte do filho mais novo, realiza viagem turística através do Marrocos buscando salvar seu relacionamento. Durante a viagem Susan é atingida por um tiro disparado pelo filho de um criador de cabras chamado Abdullah (Mustapha Rachidi), que dá um rifle para os filhos com a intenção que eles protejam a criação de cabras contra ataques de coiotes. Um rifle dado de presente como forma de gratidão irá desencadear um conflito de proporções globais.
Enquanto isso a imigrante ilegal Amélia (Adriana Barraza), cruza a fronteira do México para ir ao casamento do filho levando duas crianças americanas. Com ela viaja também um sobrinho, vivido por Gael Garcia Bernal que acaba por causar sérios problemas para sua tia. No Japão a jovem surda-muda Chieko (Rinko Kikuchi) tenta vencer o isolamento e a frustração decorrentes do trauma ocasionado pela morte da mãe (que cometeu suicídio) e um pai ausente, participando de pequenos delitos, embriagando-se e se drogando com amigas e rapazes que conhece na rua, ela se joga nos braços de qualquer rapaz ou homem que encontra.
Alejandro Gonzalez Iñarritu venceu a Palma de Ouro de Melhor diretor no Festival de Cannes. BABEL acabou ganhando o Globo de Ouro na categoria de melhor filme e apesar das indicações ao Oscar de Melhor filme, diretor, atriz coadjuvante (Rinko Kikuchi), roteiro original (Guilhermo Arriaga), montagem (Stephen Mirrione e Douglas Crise), trilha sonora (Gustavo Santao Lalla) venceu apenas nesta última categotia.
Outras dicas de dvds que você pode locar são os filmes - MESTRE DAS ARMAS, com Jet Li; a comédia O PEQUENINO, indicado para fãs da turma que realizou TODO MUNDO EM PÂNICO; A CASA DO LAGO, drama romântico estrelado por Keanu Reeves e Sandra Bullock; O ÚLTIMO REI DA ESCÓCIA, filme que deu o Oscar de melhor ator para Forrester Whitaker. Mas se você está a fim de assistir a uma boa série, a pedida é a primeira temporada de LOST, sem sombra de dúvida a melhor temporada da badalada série crianda por J.J.Abrams. Agora é ir a PONTUAL, locar os filmes e boa diversão.
Humberto Oliveira
ASSISTA AO TRAILER DE XEQUE-MATE
ASSISTA AO TRAILER DE BABEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário