11 julho, 2007

O melhor do cinema de Howard Hawks em dvd para colecionador

Em 1952 o cineasta Fred Zinnerman (A um passo da eternidade) dirigiu Matar ou morrer onde Gary Cooper interpreta o xerife Will Kane, que no dia de seu casamento recebe a notícia de que um bandido que prendera anos antes, Frank Miller estaria de volta para um acerto de contas. Kane então pede ajuda a população que com medo lhe dá as costas. No final o xerife tendo apenas a ajuda de sua noiva (Grace Kelly) vence seus inimigos e encarando as pessoas que lhe negaram auxilio, joga sua estrela no chão e parte da cidade.

Howard Hawks sempre achou um absurdo um xerife ter de pedir ajuda da população que ele como homem da lei deveria proteger. Então em resposta ao filme do colega, Hawks realizou em 1959 o que chamou de resposta a Matar ou morrer - o também clássico Onde começa o inferno (Rio Bravo) estrelado por John Wayne (alter-ego de John Ford em filmes como No tempo das diligências, O Homem que matou o facínora, Rastros de ódio, entre outros) que interpreta o xerife John T. Chance que faz exatamente o contrário do xerife Kane. Chance recusa a ajuda oferecida por entender que aquela é a sua função como xerife.

Agora os fãs de bons westerns e amantes do cinema podem ver ou rever Onde começa o inferno remasterizado em edição especial com dois dvds, um deles trazendo entre o material extra, o ótimo documentário, narrado por Sidney Pollack e apresentado pelo próprio Hawks - Os homens que fizeram o cinema: Howard Hawks.

Quando Joe Burdette assassina um homem desarmado acaba sendo preso pelo xerife John T. Chance (John Wayne). Mas o irmão mais velho, o fazendeiro Nathan Burdette manda que seus pistoleiros cerquem a cidade para libertar seu irmão, porém Chance irá enfrentá-los mantendo Joe preso até a chegada de um delegado federal. Para ajudá-lo, Chance conta apenas com um velho aleijado, Stampy (Walter Brennan); um bêbado em recuperação, Dude (Dean Martin). Chance recusa a ajuda de um amigo, Ward Bond que acaba sendo morto a tiros na rua. Com sua morte, o jovem pistoleiro Colorado (Ricky Nelson) passa a fazer parte do grupo que guarda a cadeia. Neste ínterim uma bela e jovem jogadora chama a atenção de Chance.


Esta é basicamente a história desenvolvida pelo diretor Howard Hawks em Onde começa o inferno. Como em todos os seus filmes os heróis não são super-homens, mas sim pessoas comuns. Homens que têm medo, que falham, mas que não desistem de enfrentar seus inimigos lutando para reconquistar seu espaço mesmo que isso demore. Outro ponto interessante é exatamente o medo que seus heróis têm das mulheres. Em Onde começa o inferno pudemos ver isso no receio que Chance sente de se envolver com a personagem vivida por Angie Dickinson visivelmente atraída pro ele.

Assistir pela primeira vez ou rever Onde começa o inferno é uma delícia. O filme, além da ação que não pode faltar de jeito nenhum em produções do gênero, ainda oferece momentos antológicos como a cena em que Dude, Colorado e Stampy cantam juntos na delegacia. Ou quando Chance e Dude encurralam um suspeito que entrou num bar. Quando parece que Dude vai ser desacreditado ele percebe que o bandido está escondido no sotão e atira nele. A presença luminosa de Angie Dickinson no auge de sua beleza. As dscussões entre Chance e Stampy vivido pelo eterno coadjuvante, um dos mais premiados em Hollywood com três Oscar nesta categoria, Walter Brennan.

Hawks, nascido em 1896 (um ano depois da invenção do cinema) iniciou sua carreira em 1922, como roteirista. Três anos depois estréia como diretor com o filme Caminho para glória (1925), porém somente com Scarface, a vergonha de uma nação (1932), Hawks conquistaria a celebridade. Em sua longa carreira este cineasta realizou filmes dos mais variados gêneros: ficção cientifica (O Monstro do Ártico), comédia (O inventor da mocidade, Bola de fogo), aventura (Hatari), comédia musical (Os homens preferem as louras), westerns (Rio Vermelho, Onde começa o inferno, El Dorado), noir (À beira do abismo), gângster (Scarface).

Três westerns de Hawks exploram os caminhos privilegiados do gênero: A condução de uma manada de gado (Rio Vermelho), a ação de contrabandistas de peles que agem nas terras dos índios (Rio da Aventura) e o xerife durão que restabelece a ordem numa cidade dominada por bandidos (Onde começa o inferno).

Dos grande realizadores americanos Howard Hawks, falecido em 1977, foi quem despertou o maior número de comentários, análises e interpretações. No entanto Hawks está bem acompanhado de outros grandes cineastas como John Ford, Raoul Wash e William Wellman.

Filmografia básica de Howard Hawks

Scarface – a vergonha de uma nação (1932) *
Paul Muni, George Raft.

Sargento York (1941) – Oscar de Melhor Ator para Cooper
Gary Cooper, Walter Brennan

Bola de fogo (1943) – Roteiro de Billy Wilder e Charles Brackter
Gary Cooper, Bárbara Stanwyck.

À beira do abismo (1946)* – Roteiro de William Faulkner baseado no romance de Raymond Chandler.
Humphrey Bogart, Lauren Bacall.

Rio Vermelho (1948) *- Filme de estréia de Montgomery Clift
John Wayne, Montgomery Clift

Os homens preferem as louras (1953)*
Marilyn Monroe, Jane Russel

Terra dos Faraós (1953)
Jack Hawkins, Joan Collins

Onde começa o inferno (Rio Bravo, 1959)* – John Wayne, Dean Martin, Ricky Nelson, Angie Dickinson, Walter Brennan e Ward Bond. Onde começa o inferno foi refilmado pelo próprio Hawks em 1969 com o título El Dorado, com John Wayne, Robert Mitchum e James Caan.

Em 1970 Hawks dirigiu seu ultimo filme, um western, Rio Lobo protagonizado por John Wayne.
*indica os filmes de Hawks disponíveis em dvd
Humberto Oliveira

Nenhum comentário: